Toyota prevê crescimento de 3%


Apesar da instabilidade da economia, José Ramos, vice-presidente da Toyota Caetano Portugal, prevê um crescimento de cerca de 3% para o mercado automóvel, em 2010.

A retoma do sector automóvel vai depender de vários factores, nomeadamente da fiscalidade, que ainda é bastante penalizadora para o consumidor final, condicionando assim o crescimento e desenvolvimento do mercado automóvel. "Para uma evolução positiva do sector, é fundamental a continuidade do Programa de Incentivo de Abate de Veículos em Fim de Vida", considera José Ramos, vice-presidente da Toyota Caetano Portugal.

"Ao longo de 2009, assistimos ao incremento das vendas de veículos novos ao abrigo deste programa, com especial destaque no último mês do ano, após o anúncio de que este incentivo iria terminar a 31 de Dezembro de 2009", acrescenta.

Apesar deste cenário menos positivo, a Toyota conseguiu manter a sua quota global de 6,1%, com 12.329 unidades comercializadas e aumentar a quota nas viaturas de passageiros (de 5,25 para 5,48%). A quebra de vendas no segmento (21,2%) foi, no entanto, inferior à média do mercado (24,6%).

Vendas de comerciais travaram

"O aspecto mais negativo de 2009 foi o forte decréscimo do mercado das viaturas comerciais, fruto da quebra do investimento e da actividade económica, que sentimos particularmente, dado a Toyota ser muito forte em viaturas tipicamente direccionadas para a construção civil. Salvaguardamos, todavia que o segmento que menos decresceu foi os pequenos furgões, onde a Toyota não concorre", frisa o vice-presidente da Toyota Caetano Portugal.

"Este ano, esperamos uma tímida retoma do mercado automóvel de cerca de 3%. Para a Toyota contamos que a subida seja acima do mercado, pois teremos todos os novos modelos disponíveis desde o início de 2010", afirmou o mesmo responsável.

Maior preocupação ambiental

Em 2010 a Toyota quer inovar no âmbito das tecnologias e propostas de mobilidade ambientalmente eficazes, fazendo chegar ao mercado o novo Prius Plug-in, um híbrido eléctrico que permite o carregamento das baterias a partir de uma tomada eléctrica convencional. Esta tecnologia inovadora vai chegar ainda na primeira metade do ano, no âmbito da parceira com a Galp Energia.

Além do Prius, também o novo Auris irá contemplar uma motorização híbrida. "Este modelo da Toyota está presente num dos segmentos mais importantes para o mercado nacional, ou seja o segmento C. Concebido exclusivamente para o consumidor europeu, é a primeira aplicação da tecnologia totalmente híbrida num modelo de base no seio da gama Toyota, aliando o facto de ser o primeiro híbrido da marca a ser produzido na Europa", explica José Ramos.

Na marca Lexus, a principal novidade prende-se com a introdução de uma nova versão do SUV (Sport Utility Vehicle) RX450h com duas rodas motrizes que baixará o nível de emissões de CO2 para apenas 140g/km. Um valor que melhorará a referência do segmento que já é o RX450h de tracção integral, com emissões de CO2 de apenas 148g/km. No primeiro trimestre de 2010, a marca japonesa prevê introduzir uma actualização do GS450h com emissões de CO2 mais reduzidas e efectuar alterações nas Gamas IS e LS ao longo do ano.

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