China é o maior mercado automóvel já à frente dos EUA

Com uma subida de vendas a rondar os 44%, em comparação com 2008, o mercado automóvel chinês pôs fim a mais de um século de liderança norte-americana, que teve início com o Ford T


A China registou em 2009 cerca de 13.5 milhões de automóveis vendidos, um aumento de 44% face a 2008, resultado que tornou o país no maior mercado mundial de veículos, ultrapassando, pela primeira vez, os Estados Unidos da América. O mercado de automóveis chineses sofreu muito menos que outros com a crise mundial, tendo sido beneficiado pelo plano de estímulo de Pequim, que visou promover a procura interna e, assim, compensar a queda das exportações, com subsídios à compra de automóveis menos poluentes e ajudas a camponeses para aquisição de veículos.

O auge do desenvolvimento do sector automóvel chinês coincidiu com a fase negativa do mercado norte-americano, onde no ano transacto foram vendidos 10.43 milhões de automóveis, o que equivale a menos 21% do que em 2008 e é o número mais fraco dos últimos 27 anos. No entanto, os valores foram calculados e comparados pelo Centro de Investigação Automóvel dos Estados Unidos, pelo que é ainda necessário pela sua confirmação por parte da Associação de Fabricantes de Automóveis chinesa.

O forte crescimento do mercado automóvel na China justifica-se também pela desaceleração deste registada em 2008, altura em que as vendas cresceram apenas 6.7% em relação ao ano precedente, quando em exercícios anteriores os aumentos estiveram entre 13 e 25%.

Pequim (China)Os bons resultados registados em 2009 parecem ter incentivado o governo chinês, que confirmou em Dezembro que irá prosseguir as políticas de estímulo ao consumo no sector em 2010.

O exponencial crescimento do mercado chinês beneficiou algumas marcas multinacionais, inclusivamente algumas com problemas noutros mercados internacionais, como a General Motors, que aumentou em 66.9% as suas vendas neste país asiático em 2009, com mais de 1.82 milhões de veículos comercializados.

Por outro lado, o mercado automóvel da China continua a ter um imenso potencial de crescimento, visto que o país tem apenas 35 veículos por cada mil pessoas, enquanto nos países desenvolvidos existem mais de 400 e nos Estados Unidos cerca de 800, valor que lhe confere o título de país com maior densidade de veículos por habitantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário