Quarto crossover Nissan na Europa


Só vai ser apresentado à comunicação social no próximo dia 10 de Fevereiro, mas a Nissan já confirmou, na passada quinta-feira, o nome do seu futuro crossover compacto: o Juke. Entra em comercialização em Outubro, mas a estreia pública vai dar-se já no Salão Automóvel de Genebra de Março próximo.
O Nissan Juke vai oferecer aos compradores uma alternativa aos tradicionais dois volumes compactos e é o quarto na gama europeia de crossovers da marca japonesa. Inspirado no protótipo Qazana, mostrado no Salão de Genebra do ano passado, o Juke posiciona-se na gama da Nissan entre o Note e o Qashqai.
O estudo de consumidores da Nissan identificou uma grande parte de compradores europeus de automóveis pequenos e compactos cujas necessidades não são respondidas pelas opções disponíveis, pelo que o Juke foi concebido e desenvolvido para lhes oferecer uma alternativa.
“Sabemos que existe um grande conjunto de clientes que procura um automóvel que combine um design marcante, comportamento ágil, prazer de condução e tecnologia de fácil utilização, mas não sacrificando a utilidade e a comodidade. Estes atributos únicos permitirão ao Juke ocupar um lugar também único no mercado europeu”, disse Simon Thomas, vice-presidente sénior de vendas e marketing da Nissan na Europa.
“A Nissan captou a expectativa do público comprador europeu com o crossover Qashqai e trabalhámos afincadamente para estudar o mercado com o Juke, para garantir que satisfazemos as necessidades dos clientes europeus. Estamos confiantes de que o Juke trará uma nova geração de clientes para a Nissan, da mesma forma que o Qashqai o fez. A nossa filosofia de ir contra as convenções foi um estrondoso sucesso no que concerne ao Qashqai. Atingimos já o importante marco de 500 mil unidades vendidas e estamos a aplicar ao Juke muitas das lições aprendidas com o Qashqai. Estamos confiantes no facto de termos um novo sucesso em mãos”, acrescentou Simon Thomas.
O Juke será fabricado, tal com os Qashqai, Qashqai+2 e Note, nas instalações da Nissan em Sunderland, Grã-Bretanha. O conceito crossover foi inaugurado na Nissan com a introdução do Murano nos EUA, em 2003, apresentado aos consumidores um veículo que combinava o design dinâmico e características de um automóvel de passageiros com tracção integral e melhor visibilidade graças à posição elevada dos bancos, mas sem o formato de carroçaria de um SUV.
Na Europa, a introdução do Nissan Qashqai, em 2007, trouxe o conceito ao segmento C: em apenas dois anos e meio, teve meio milhão de compradores, o que demonstra que esta combinação é muito apreciada pelos consumidores europeus. A procura pelo Qashqai foi tão grande que a produção se viu forçada a aumentar. Ao Qashqai seguiu-se o Qashqai+2, que permitiu a inclusão de uma terceira fila de bancos rebatíveis.

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