Vendas de automóveis em Julho


O mercado automóvel nacional continua em travagem acentuada.

No mês passado, o mercado de veículos ligeiros de passageiros manteve a tendência de queda iniciada há sete meses, registando um recuo de 20,5 por cento nas vendas em relação ao mesmo período de 2008.

Desde o início do ano, as vendas automóveis já caíram 34,6 por cento.Segundo dados divulgados hoje pela Associação do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP), o total do mercado automóvel nacional vendeu 20.686 unidades em Julho, o que representa uma queda de 23,1 por cento em relação a igual mês do ano passado.

A queda continua a ser mais acentuada nos comerciais ligeiros, que totalizaram 3.124 unidades (menos 34,6 por cento). As vendas de ligeiros de passageiros caíram 20,5 por cento (totalizando 17.160 unidades), ao passo que os veículos pesados recuaram 28 por cento (402 unidades).

De acordo com a ACAP, esta queda ficou a dever-se, entre outros factores, à “precipitada entrada em vigor da nova legislação do crédito ao consumo”. A associação recorda que “a Comissão Europeia recomendou, aos Estados-membros, que o prazo entre a publicação da legislação do crédito ao consumo e a sua entrada em vigor fosse de um ano. todavia, em Portugal este prazo foi inferior a um mês”.

Em termos acumulados, entre Janeiro e Julho, foram vendidos 90.261 ligeiros de passageiros, o que representa uma queda de 33,6 por cento em relação ao mesmo período de 2008.

Olhando para o mercado total, a queda foi ainda maior: menos 34,6 por cento.

Renault mantém liderança do mercado
Em termos de marcas, a Renault lidera com uma quota de mercado de 13,53 por cento em Julho no segmento dos veículos ligeiros (que inclui os ligeiros de passageiros, comerciais ligeiros e todo-o-terreno). Segue-se a Ford e a Citröen, ambas com 7,21 por cento.Entre as marcas mais afectadas pela quebra das vendas no mês passado está a Nissan (menos 58,9 por cento) e a Opel (menos 44,3 por cento).

Marcas de luxo como a Jaguar e a Maserati tiveram quedas igualmente altas (menos 60,8 e 66,7 por cento, respectivamente).Com a tendência de quebra a afectar a maioria das marcas, apenas nove das mais de 40 marcas presentes no território nacional conseguiram contrariar o cenário e ver aumentar as suas vendas de veículos ligeiros no mês passado. É o caso da Toyota, Audi, Chevrolet, Alfa Romeo, Lexus, Porsche, Saab, Daihatsu e Aston Martin.

Público
3 Agosto 2009

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