Carlos Ghosn desvendou o Nissan LEAF, o carro eléctrico para as massas


A Nissan Motor Co., Ltd. revelou ontem o LEAF ('folha' em inglês), o primeiro veículo eléctrico destinado às massas com emissões zero, de preço acessível e equipado com baterias de iões de lítio fabricadas em Portugal.


A carroçaria do LEAF é um dois volumes de tamanho médio que alberga confortavelmente cinco adultos e possui uma autonomia de mais de 160 km, e pretende conferir à Nissan uma posição de destaque numa 'nova era de mobilidade, a era das Emissões Zero', de acordo com a marca.

'O Nissan LEAF é um feito incrível - um feito do qual todos os funcionários da Nissan se podem orgulhar', afirmou o Presidente e CEO da Nissan Carlos Ghosn. 'Trabalhámos incansavelmente para tornar este dia realidade: lançar um veículo para o mundo real com emissões zero - não apenas emissões reduzidas. É o primeiro passo no que será certamente uma excitante viagem para pessoas em todo o mundo, para a Nissan e para a indústria'.

O modelo eléctrico da Nissan será alimentado por baterias laminadas compactas de iões de lítio, que produzem uma potência superior a 90 kW, enquanto o seu motor produz 80 kW e 280 Nm.

Ao contrário dos veículos equipados com motor de combustão interna (ICE), o grupo motopropulsor do Nissan LEAF não tem tubo de escape, não emite CO2 ou gases de efeito de estufa. Uma combinação do sistema de travagem regenerativa do Nissan LEAF com baterias de iões de lítio permite que o veículo obtenha uma autonomia de 160 km com uma carga completa (segundo a norma LA4 dos EUA).

Uma extensa pesquisa efectuada a consumidores demonstra que esta autonomia satisfaz os requisitos diários de condução de mais de 70 por cento dos consumidores mundiais de automóveis.

Para além disso, a abordagem da Nissan torna o carregamento mais fácil e prático. O Nissan LEAF pode ser carregado até 80% da sua capacidade total em menos de 30 minutos com um carregador rápido. O carregamento em casa através de uma tomada de 200 V está previsto para demorar aproximadamente oito horas, tempo suficiente para permitir a recuperação, durante a noite, tanto do condutor, como do automóvel.

'O nosso automóvel tinha de ser o primeiro veículo eléctrico do mundo, de tamanho médio, prático: que os condutores pudessem adquirir e quisessem utilizar todos os dias. E foi o que conseguimos criar. O estilo irá identificar não só o Nissan LEAF mas também o proprietário, como um participante na nova era de mobilidade de emissões zero', disse Masato Inoue, Designer-chefe do Produto.

A frente do LEAF caracteriza-se por um design em forma de V, vertical, dos longos faróis oblíquos de díodos emissores de luz (LEDs), que possuem um reflector interno azulado que anuncia, 'Este automóvel é especial'. Mas os faróis são mais do que uma simples marca de personalidade. Estão também concebidos para dividir e redireccionar o fluxo de ar de forma inteligente para longe dos espelhos retrovisores, reduzindo assim o ruído do vento e a resistência aerodinâmica. Estes incorporam ainda a lógica ambiental da marca ao consumirem apenas 10 por cento da electricidade das lâmpadas convencionais.

SISTEMA DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO DE MOBILIDADE O Nissan LEAF apresenta um avançado e exclusivo sistema de Tecnologias de Informação (TI). Ligado a um centro de dados global, o sistema pode fornecer suporte, informações e entretenimento para os condutores durante 24 horas por dia.

O monitor montado no tablier apresenta a energia restante do Nissan LEAF - ou 'área alcançável' - para além de indicar uma selecção das estações de carregamento mais próximas.

Outra característica inovadora é a capacidade de utilizar telemóveis para ligar as funções de ar condicionado e de carregamento - mesmo quando o Nissan LEAF está desligado. Um temporizador por controlo remoto a bordo também pode ser pré-programado para recarregar as baterias.

'O sistema de TI é uma vantagem fundamental', diz Tooru Abe, Especialista-Chefe do Produto. 'Queríamos que este veículo fosse um companheiro para o condutor e um aperfeiçoamento para os passageiros. Também queríamos que este veículo ajudasse a criar uma comunidade de emissões zero e estas características de TI podem torná-lo possível'.

O Nissan LEAF é o primeiro na futura gama de veículos eléctricos da marca e um grande marco da visão da Aliança Renault-Nissan para a mobilidade de emissões zero. O primeiro dos veículos eléctricos da Nissan será fabricado em Oppama, Japão, com capacidade adicional planeada para Smyrna, Tennessee, EUA. Entretanto, as baterias de iões de lítio estão a ser produzidas em Zama, Japão, com capacidade adicional planeada para os EUA, para Portugal e para o Reino Unido e estão ainda sob estudo outros locais para investimento em todo o mundo.

Revista Turbo
Nissan

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