Mercado Europeu acelera após 14 meses de quebra

O programa de incentivo à compra adoptado por alguns Governos europeus fez com que os fabricantes de automóveis conseguiram deixar para trás 14 meses consecutivos de quebras.
Ao todo, o sector na Europa obteve um crescimento de 2,4%, no mês de Junho, totalizando 1.461.859 unidades vendidas, escreve o «El País».
Apesar desta melhoria, o mercado automóvel mantém uma evolução negativa nos seis primeiros meses do ano, com uma quebra de 11%.
O principal responsável por esta recuperação é o mercado alemão que aumentou as suas vendas em mais de 40%, vendendo um em cada três carros novos.
Apesar do aumento, os fabricantes alemães avançaram que, no final do ano, a produção irá cair 13,7%.
A França é outro país pioneiro na aprovação de ajudas directas, embora já tenha advertido que as eliminará progressivamente em 2010, para evitar que o sector se acomode aos subsídios.
Entretanto, o ministro francês, Patrick Devedjian, já está a negociar com a Bruxelas a extinção destes dispositivos nos países da União Europeia.
Entre as maiores marcas, as que mais viram crescer as suas vendas foram a Volkswagen, com 11,9%, a Fiat (11,7%), a espanhola Seat (9,2%) bem como a Citroen (7%).
Entre as que têm menos quota de mercado destaca-se a forte subida da Hyundai, de 27%.

In IOL Diario

Sem comentários:

Enviar um comentário