Toyota esconde carros defeituosos

Toyota esconde carros defeituosos
Processo nos EUA acusa fabricante japonesa de comprar automóveis com falhas para manter tudo em segredo
O grupo Toyota, que há meses tem retirado do mercado milhares de automóveis defeituosos, terá comprado alguns deles aos clientes em segredo para ocultar as falhas, segundo um processo que decorre nos EUA, ao qual a France-Presse teve acesso.
O processo, aberto no Tribunal Federal da Califórnia, afirma que os técnicos do grupo japonês conseguiram - ao contrário do que a Toyota sempre disse - resolver os problemas de aceleração que originaram o recall de milhões de veículos nos últimos meses.
"Logo que os técnicos resolveram o problema, a Toyota decidiu que era do 'interesse' do cliente comprar os veículos, permitindo, na realidade, retirar do mercado carros cujo problema de aceleração não podia ser imputado ao condutor", refere a denúncia. "E, para dissimular ainda mais a falha, a Toyota exigiu aos clientes, em troca da compra do carro, a assinatura de uma cláusula de confidencialidade e o comprometimento de não processar o grupo", acrescenta.
Além disso, foi observado que a Toyota omitiu deliberadamente a divulgação desta informação à agência de segurança do trânsito dos EUA (NHTSA) e durante uma audiência ante o Congresso.
A Toyota reafirma ter investigado "rápida e minuciosamente todos os casos de aceleração descontrolada" dos veículos e confirmou ter comprado carros de- feituosos apenas para realizar "análises técnicas adicionais".

DN Economia

Sem comentários:

Enviar um comentário